quinta-feira, 24 de novembro de 2011


Profissão: blogueiro. Conheça a fonte de renda de Bryanboy e cia



Kelly Framel, Bryanboy, Rumi Neely, Susie Lau e Leandra Medine ©FFW
Uma reportagem recente do “WWD” que detalha as fontes de renda de cinco dos mais famosos blogueiros de moda do mundo reascendeu a discussão sobre a questão da publicidade na blogolândia. A publicação revelou uma “ficha técnica” com estilo, page views, formação, fonte de renda, desfiles vistos e um exemplar de posts do Bryanboy, do seu blog homônimo; Susie Lau, do Style Bubble; Rumi Neely, do Fashion Toast; Kelly Framel, do The Glamourai; e Leandra Medine, do Man Repeller.
O “WWD” se absteve de comentar os (impressionantes) dados, afirmando somente que: “Não são só as coleções o que as pessoas esperam para ver durante a maratona de semanas de moda, mas também os comentários e feedback dos blogueiros que, aos olhos de muitos, se tornaram tão relevantes quanto os desfiles sobre os quais eles blogam”. Opinião similar, embora muito mais contida, à que a cantora Lady Gaga emitiu em setembro em sua coluna na “V Magazine”, quando causou polêmica ao questionar o trabalho da crítica de moda Cathy Horyn, do “New York Times”, e chamar a blogueira Tavi Gevinson e seu blog thestylerookie de “futuro do jornalismo”.
O que levanta a questão da responsabilidade que esses blogueiros têm para com seus leitores fieis, e como eles equilibram publicidade e opinião em seus blogs. O site “Fashionista” repercutiu a reportagem do “WWD” com a reflexão: “À medida em que os blogs fazem a transição de diários de estilo pessoal para negócios lucrativos, alguns leitores começam a sentir que o conteúdo original e imparcial, que já foi a pedra fundamental do que tornava os blogs tão relevantes, foi comprometido” – o FFW já havia levantado essa discussão, lembra?
Veja os principais detalhes da “ficha técnica” levantada pelo “WWD”, e deixe o seu comentário sobre a questão colocada pela publicação: “Blogueiros sentados na primeira fileira já viraram um lugar-comum – assim como suas parcerias com grandes marcas e grifes que muitas vezes ocultam a natureza do que eles fazem: reportagem e crítica ou marketing e promoção?”.
Bryanboy
Bryanboy ©Reprodução/Bryan Boy
Ponto de vista: “Meu ponto de vista é extremamente pessoal e íntimo. Meu blog permanece da maneira que eu o comecei há sete anos [em outubro de 2004] – um diário pessoal com foco pesado em viagens, moda e minha vida pessoal. Eu me comunico com meus leitores e seguidores como se estivesse falando com um amigo. Eu também compartilho fotos das minhas obsessões, o que eu vivencio em um dia, etc”.
Page Views: Média de 1,4 milhões de page views por mês.
Formação: Sem treinamento formal em jornalismo, e não teve nenhum trabalho anterior.
Fonte de renda: Publicidade é a principal fonte de renda, mas também faz aparições em eventos, colabora com marcas (como quando fez o styling de um vídeo da H&M), e julgou concursos para o blogger de estilo da Sunglass Hut e para a busca por um correspondente para a Elle x Nokia Style.
Desfiles a que compareceu: Foi a desfiles em Nova York, Milão e Paris (“Londres eu pulei”) como Louis Vuitton, Prada, Jil Sander, Marc Jacobs, Chanel, Miu Miu, Valentino, Dolce & Gabbana, Lanvin e Versace.
Susie Lau, Style Bubble
Susie Lau, do Style Bubble ©Reprodução/Stylebubble
Ponto de vista: “Quando comecei, eu queria escrever sobre moda de uma perspectiva muito pessoal, tentando não fazer com que o high fashion parecesse muito metido ou intelectual. Então comecei a tirar fotos de looks – apesar de que isso evoluiu para um gênero de blogging por si só – porque eu sempre achei que a melhor maneira de agir de acordo com o que você acredita é usar as chamadas tendências, usar as roupas, etc. Além disso, eu quero promover designer jovens e emergentes”.
Page views: Pelo menos 1,2 milhões de page views e 550 mil unique visitors por mês.
Formação: Estudou história e, desde que fundou seu blog, em 2006, até maio de 2010, ela teve trabalhos em período integral – primeiro com digital advertising e depois como editora do “Dazed Digital” (web site do “Dazed & Confused”). Agora ela trabalha como freelancer.
Fonte de renda: Propagandas no blog e parcerias com a Gap, Furla, Selfridges, Uniqlo, Topshop, Club Monaco e Benetton. Ela também faz edições e stylings como convidada especial, e escreve como freelancer.
Desfiles a que compareceu: Mais de 40 em Nova York, 45 em Londres, 12 em Milão e 60 em Paris (pela “Dazed Digital”).
Rumi Neely, Fashion Toast
Rumi Neely, do Fashion Toast ©Reprodução/Fashiontoast
Ponto de vista: “Estilo pessoal, fotografia e inspirações atuais. [Influencio meus seguidores] permanecendo fiel aos meus instintos e não fazendo coisas toscas. Como um blogueiro, você recebe uma infinidade de propostas de empresas. O que você evita é o que vai te definir”.
Page views: Mais de um milhão por mês.
Formação: Não tem treinamento formal em jornalismo mas adoraria explorar a escrita. Além do blog, ela nunca teve um emprego que tenha durado mais de um mês.
Fonte de renda: Além da propaganda no blog, ela atualmente tem contrato com a Next em New York e Les Pros Entertainment no Japão. Ela também já desenhou para a RVCA e Dannijo e apareceu em uma campanha da Forever 21.
Kelly Framel, The Glamourai
Kelly Framel, do The Glamourai ©Reprodução/Theglamourai
Ponto de vista: “Meu blog é sobre estilo pessoal e design de interiores, e eu procuro inspirar meus leitores a tomar aquele tempinho extra ao se arrumar de manhã, ou arrumar a casa um pouco, porque acredito que você tira da vida aquilo que você investe”.
Page views: Cerca de 4 milhões por mês.
Formação: Tem um diploma em design de roupas; trabalhou para Naeem Khan.
Fonte de renda: Desenha suas próprias joias, tem propagandas no blog, cuida de posts no Glamour.com e faz styling para marcas. Já trabalhou com a Christian Dior, Club Monaco, Coach, Erin Fetherston, Forever 21, Juicy Couture, LL Bean, Ralph Lauren e Shu Uemura e desenhou uma gilete para a Schick Intuition que será lançada no ano que vem.
Desfile a que compareceu: Foi a desfiles em Nova York, incluindo Michael Kors, DKNY, Tory Burch, Rebecca Minkoff, Tracy Reese, Rebecca Taylor, Helmut Lang e Ralph Lauren. Cobriu desfiles em Milão como o da Marni, Etro e Pucci para a “Grazia”.
Leandra Medine, Man Repeller
Leandra Medine, do Man Repeller ©Reprodução/Manrepeller
Ponto de vista: “Moda boa é feita para agradar as mulheres, não os homens, então quando ela acontece, as tendências que nós amamos, os homens odeiam. E isso é fantástico”.
Page views: Cerca de 50 mil por dia e 1,5 milhões de page views por mês.
Formação: Formada em jornalismo pela Eugene Lang College The New School for Liberal Arts em 2011.
Fonte de renda: Propaganda no blog e parcerias com marcas como Barney’s New York, Saks Fifth Avenue, Michael Kors, Prabal Gurung, Bobbi Brown, Mackage, Dannijo e Gryphon para fazer styling, modelar, escrever e, recentemente, desenhar, também.
Desfiles a que compareceu: De 30 a 40 em Nova York e quatro em Paris, incluindo Alexander Wang, Prabal Gurung e Thakoon.

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