terça-feira, 29 de março de 2011

Relação entre moda e arquitetura vira disciplina em salas de aula


arquiteturaCriação de Iris van Herpen © Reprodução
Moda e arquitetura conversam mais do que muitos de nós imaginam, já que ambas estão sempre buscando novas abordagens, visões e experimentações. No Brasil, uma das grandes expoentes dessa junção é a estilista Gloria Coelho. Pensando nessa ligação, Jorge Ayala, diretor da Architectural Association School of Architecture, em Paris, criou um workshop que une e estuda as duas áreas, um programa intensivo de design com aulas no Musée des Arts Décoratifs.
A oficina, intitulada “Re-fashioning”, pretende colocar os alunos face a face com idéias e práticas de design por meio de laboratórios interdisciplinares, onde eles irão analisar todo o processo de produção, até a chegada ao público.
Ayala, o curador do workshop, contou em entrevista a “Dazed & Confused” que o que o inspirou foi, primeiramente, o tanto que a palavra ‘moda’ é utilizada na internet e nas redes sociais. Segundo ele, é uma das campeãs de uso. A partir disso, pensou que o verbo “fashion” (moda em inglês) significa “forma”, “dar forma”, “forjar”, assim como também indica um “método”, e dessa forma, o principal do workshop é olhar para o desenvolvimento não convencional de expressões de design e trabalhar nesse sentido de entendimento mútuo entre moda e arquitetura.
pradaInterior da Prada, em NY, projetada pelo arquiteto Rem Koolhaas © Reprodução
Segundo o curador, existem vários processos comuns na arquitetura e na moda, principalmente na fase da concepção, além da parceria entre marca e arquiteto, para criar espaços sedutores de vendas, como a Prada fez ao contratar Rem Koolhaas para projetar sua primeira loja em Nova York. “Apesar de vê-las como práticas paralelas, há também uma grande diferença: os estilistas trabalham em um curto espaço de tempo, que se renova a cada temporada, e os arquitetos tradicionalmente focam em uma obra que vai ficar conosco para sempre”, expôs Ayala.
12Uma das apresentações de Hussein Chalayan © Reprodução
Para aproximar as duas áreas, Ayala contou que rejeita radicalmente as ideias repetitivas de “tendências da estação”, já que a moda não é apenas um conjunto de imagens, e sim um conjunto de forças sócio-morfológicas que conecta pessoas por meio de design. Assim, o workshop vai fazer um mix de aulas em atelier, o “Atelier Studio”, com uma série de aulas expositivas dadas por profissionais de diversas disciplinas.
garethDesfile de Iris van Herpen, de Amsterdã, e do inglês Gareth Pugh © Reprodução
Entre os estilistas que trazem perspectivas da arquitetura para seus trabalhos, Ayala chamou atenção paraGareth Pugh Iris van Herpen. Mas há também Issey Miyake, Hussein ChalayanNicolas Ghesquière,Viktor & Rolf, entre muitos outros nomes que atravessam as fronteiras da moda para trabalhar no campo fascinante da arquitetura.
Par6115689

Um comentário:

Postar um comentário